Metaverso é o próximo passo da realidade virtual, sendo possível a integração de pessoas no mundo digital, criando uma realidade compartilhada.
O seu “conceito” é um pouco antigo, porém ganhou força com a mudança do nome do Facebook para Meta, ficando claro que o Metaverso está chegando.
Dessa forma, o Metaverso, literalmente, vai criar um novo universo virtual, que trará níveis de imersão nunca antes vistos.
Além disso, ele vai impactar diretamente as empresas, onde o mundo virtual vai se misturar com o mundo real, e em até certos pontos, substituir.
O setor do RH também terá grandes mudanças. Por conta disso, no texto de hoje, vamos falar sobre a relação entre o Metaverso e RH.
O Metaverso e RH juntos, vão transformar a experiência que os candidatos passam pelo processo de seleção e recrutamento. Ainda mais, devido às novas gerações que cada vez mais estão inseridas em inovações.
A abordagem adotada pelas empresas será diferenciada e vista de outras formas, estando cada vez mais inserida e modernizada para concordar com as novas tendências do mercado e tendências de trabalho.
Além disso, com o Metaverso, as empresas vão atrair colaboradores mais preparados e alinhados com os desejos da empresa, transformando definitivamente a relação entre a empresa, colaboradores e até mesmo com o público, ainda mais no mundo digital.
Metaverso e RH é uma relação que deve ser ainda mais explorada, com a previsão dessa tecnologia ser o futuro do mundo atual. Dessa forma, essa relação irá criar alternativas para a forma que o trabalho ocorre.
A pandemia já mostrou que o trabalho remoto, cada vez mais será uma alternativa. Com o Metaverso ganhando cada vez mais força, o home office poderá ser a principal forma de trabalho para empresas e escritórios.
É claro que colaboradores braçais e profissões que precisam do fator presencial, vão continuar praticamente do jeito que estão. Entretanto, outras profissões e setores inteiros, como o RH, serão facilmente integrados pelo Metaverso.
Na área de recursos humanos, o Metaverso não vai mudar apenas a relação de recrutamento e seleção para o meio digital. Mas também, toda a gestão de pessoas.
Além disso, essas mudanças não devem começar a acontecer antes que o setor de RH e profissionais que trabalham com recursos humanos, estejam preparados para as mudanças.
O grande objetivo do Metaverso dentro do RH é a inclusão e liberdade. Dessa forma, ao implantar o Metaverso como uma realidade nas empresas, alguns limites vão deixar de ser sentidos.
A empresa e os colaboradores terão liberdade para trabalhar juntos, onde será possível encontrar pessoas e empresas de todo o mundo, no mesmo lugar.
Pessoas com deficiências, por exemplo, terão a inclusão muito mais sentida, nas empresas. Elas terão a oportunidade de deixar de lado qualquer limitação e conseguir trabalhar remotamente, da melhor forma. Além é claro, de trazer liberdade e ações para que o RH possa inovar cada vez mais.
Dessa forma, será possível adequar a empresa e elevar seu nível. Chegando literalmente para o novo mundo, o Metaverso.