O Google é uma das empresas mais bem sucedidas do mundo e isso todos já sabem, não é mesmo?! Mas você sabia que boa parte do sucesso é devido ao processo de recrutamento e seleção deles?

O processo de seleção de uma empresa pode ser uma poderosa peneira ou simplesmente atrasar o seu desenvolvimento em vários sentidos.

Os colaboradores são as peças mais importantes. Diante disso, é fundamental buscar formas de escolher os melhores candidatos para as vagas. Afinal, são os colaboradores que estarão por trás dos processos da empresa.

No texto de hoje, vamos trazer o exemplo do Google. Uma das maiores empresas do mundo, sinônimo de colaboradores satisfeitos e motivados.

Nosso foco será o processo de seleção Google e quais características eles buscam em seus colaboradores.

Sem mais delongas, vamos ao texto.

Processo de seleção Google

Se tem algo que o Google se destaca é na inovação. Todo mundo já ouviu falar do ambiente de trabalho do Google, onde os colaboradores têm sua criatividade cada vez mais desenvolvida.

É comum que muitos sonhem em trabalhar lá e viver na pele essa rotina criativa. Porém, poucos param para analisar que o Google é um sucesso, por justamente saber escolher seus colaboradores.

É claro que a maioria das empresas não vivem a realidade do Google e nem poderiam replicar muito de suas diretrizes. Entretanto, isso não significa que as empresas não possam aprender com o processo de seleção deles.  

Desse modo, separamos algumas lições que podem ser aplicadas na escolha de candidatos para sua empresa, com base neste processo.

Características buscadas pelo Google

Veja abaixo algumas das principais características buscadas no processo de seleção Google.

Liderança

No processo de seleção Google, a empresa busca candidatos com perfis de liderança.

Dessa forma, todos os colaboradores estarão no processo de procurar o melhor jeito de agir e encontrar soluções, sem a necessidade de uma ordem de cima. Logo, os funcionários deixam de ser peças e se tornam partes pensantes na organização.

E essa característica buscada, não é apenas no papel.

No dia a dia os colaboradores precisam entender que muitas vezes serão liderados e outras vezes terão que liderar. Com isso, a iniciativa é uma das ferramentas emocionais mais buscadas pelo Google no seu processo de seleção.

Outro ponto é que os colaboradores com uma grande inclinação para liderança vão trazer alto grau de competência emocional. Outra característica importante.

A empresa precisa que os funcionários entendam que em alguns momentos eles serão realmente os líderes de alguns projetos e em outros serão parte da equipe; por isso, é imprescindível que haja iniciativa e capacidade de engajamento em todos os níveis.

Fit Cultural

Ter o Fit Cultural é outro importante ponto do processo de seleção Google. Afinal, não basta o candidato ter um bom currículo e estar de acordo com a oportunidade, e não ser “compatível” com a empresa.

Essa é uma das partes mais difíceis para o candidato no processo, afinal, em poucas perguntas é possível perceber se o candidato realmente tem a cara da empresa.

Vale ressaltarmos aqui que na hora da seleção é importante deixarmos claro os valores e características buscadas. Dessa forma, será possível avaliar o perfil do candidato e ter uma resposta sobre o quanto ele se encaixa com a vaga, e o mais importante, se ele se encaixa com a empresa.

Criatividade

A criatividade é uma característica única das pessoas. Muitas funções funcionam bem sem precisar de criatividade, porém, em certo nível de complexidade do cargo, é necessário ser criativo.

Desde o momento da seleção, o Google utiliza de perguntas que estimulam respostas criativas. É um processo que com simples perguntas é possível verificar se a pessoa busca da sua criatividade para compreender a questão e busca uma forma própria de responder. Na maioria das vezes, as respostas mostram o nível de criatividade de determinada pessoa.

Será que vale a pena apostar na criatividade?

A gigante da internet garante que sim.

Competências Técnicas

É claro que como as características listadas acima, as competências técnicas do candidato também são extremamente importantes.

Essas competências são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações, etc. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades.

E como funciona o processo de recrutamento e seleção na MHunting?

A MHunting utiliza muito do processo de seleção Google. Trazendo os melhores resultados na hora de contratar colaboradores, fazendo todo o processo de atração e seleção.

A escolha da MHunting leva em conta os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível entender o que a empresa, de fato, busca e conseguir trazer as melhores opções de acordo com esses objetivos.

O que achou? Quer garantir o mesmo padrão que o processo de seleção Google?

Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Veja Mais